Confira abaixo a primeira entrevista de Monica Wajnsztajn, Diretora Comercial da Innio na América Latina, como conselheira da ABiogás.
Como você vê o setor de biogás nos próximos anos?
O setor de biogás está se preparando para uma nova fase e poderemos ver um forte crescimento nos próximos anos.
Apesar de recentes adversidades na geopolítica, há uma tendência mundial muito forte para a sustentabilidade e economia circular. O biogás preenche perfeitamente esse perfil e é a energia que faz mais sentido nesse cenário por ser DDD: Descentralizada, Descarbonizada e usar tecnologia Digital, além de garantir uma entrega firme de energia e contar com opção de cogeração ou trigeração, aumentando ainda mais o retorno sobre o investimento.
O Brasil tem um potencial incrível para a geração do biogás através de material orgânico, e uma demanda crescente para o consumo de energia. Essa equação, junto a todos os benefícios que podemos ter traz um resultado de grande impacto não só para a economia, mas para a sociedade brasileira como um todo, em diversos níveis.
Qual ação você destacaria como prioritária para o desenvolvimento do setor?
Atuar na divulgação de forma correta e coerente sobre as oportunidades, cadeia de valor e os benefícios do biogás e seu impacto positivo na matriz energética.
É importante ampliar e esclarecer o entendimento sobre esse biocombustível para entidades governamentais e sociedade, além de necessário trabalhar junto com os importantes órgãos do setor para o fomento e estabilização dessa fonte de geração de energia no mercado.
Como a ABiogás pode atuar para alavancar o mercado?
Acredito muito no poder da Associação e na grande influência para a realização e transformação do setor através da educação, divulgação e disseminação de informação.
Fazer parte da ABiogás desde sua fundação e observar todo o impacto e caminho já percorrido é muito gratificante. Sabemos que ainda há espaço para mais construção, e estamos nos dedicando através da organização de conferências, webinars e palestras para difundir e fomentar a discussão de temas relevantes para o setor, e no desenvolvimento de Grupos de Trabalhos para frentes específicas.
A ABiogás precisa fortalecer o trabalho junto aos órgãos governamentais e instituições para apoiar o desenvolvimento de novos projetos através de incentivos fiscais e políticas públicas.