Hoje, 17, o Ministério de Minas e Energia (MME) nomeou oficialmente Pietro Adamo Sampaio Mendes como diretor do departamento de biocombustíveis, parte da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do ministério. A informação já havia sido adiantada pelo novaCana no começo de outubro.
Até então, Pietro Mendes ocupava o cargo de assessor do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Graduado em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Direito pela UniRio, com doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na ANP, Mendes é especialista em regulação, tendo participado de projetos relacionados a biogás, biometano, querosene alternativo e biodiesel, além de ter coordenado leilões de biodiesel e ter sido auditor-líder do Sistema de Gestão de Segurança Operacional (SGSO) da agência. Além disso, ele já foi vice-gerente de biocombustíveis e qualidade do produto da ANP.
Agora, no MME, ele passa a ocupar o cargo que anteriormente era de Miguel Ivan Lacerda.
Lacerda assumiu o cargo em novembro de 2016, comandando o departamento durante o desenvolvimento do RenovaBio. Ele é funcionário de carreira da Embrapa, com graduação em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e mestrado em agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, cursa doutorado em bioenergia pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Fonte: Nova Cana